sábado, 14 de abril de 2012

Visita ao templo e muitas curiosidades

Olá, olá!!

Bom, anotei umas coisinhas sobre as quais queria contar pra vocês..

Não tão interessante, mas também curioso, sabiam que aqui não tem diferença entre papel higiênico e guardanapo? Sim, eles usam os mesmos pacotes de lencinhos tanto pra limpar a boca, quanto as "partes". E não é em rolo! Engraçado porque existe um não sei como dizer essa palavra negocinho de pôr o rolo do papel higiênico no banheiro, mas não é usado. Me contaram que em alguns lugares até existe o papel higiênico normal, mas é mais difícil de se encontrar.. E é mais utilizado nos banheiros públicos.
Falando ainda sobre esses lenços, eles são os mesmos que usamos pra assoar o nariz e algo que tenho notado é que aqui a maioria das pessoas é "porca" em relação a isso. Digo isso porque a todo lugar que vou, estão assoando o nariz. Ok, não tem nada de mal assoar o nariz, todos fazem isso. Mas qual é? Assoar o nariz no restaurante, com todo mundo ao redor comendo? Não é muito legal.
Outra coisa que tem me surpreendido bastante é que aqui é muito raro encontrar lixeiras nas ruas. E não, as ruas não são sujas. O pessoal realmente respeita o fato de não ter lixeira (porque é normal pra eles) e guarda o lixinho até achar alguma. Eu, sinceramente, odeio isso. Óbvio que não vou sair por aí poluindo a cidade, mas o que custa colocarem lixeiras nas ruas??????  Aí compro meu café e tenho que ficar segurando o copo sei lá até quando, porque nem na minha sala de aula tem lixeira. E pasmem: quem limpa o colégio aqui são os alunos. Não sei bem como funciona, porque nós não temos que limpar (não sei se é porque somos estrangeiros ou se é porque é faculdade), mas é verdade isso.. Até o banheiro. :P Quando contei pra minha professora que, no Brasil, temos as zeladoras pra isso, ela nem acreditou. hahahahaha
Agora a coisa que mais me deixou surpresa: sabe aquela frase "quem não cola não sai da escola"? Bom, literalmente, aqui é assim, porque quem é pego colando sai da escola, ou seja, é expulso. Sim, de primeira. E não é só na minha universidade, é em todo o país. Imagina só isso no Anglo.. hahahahaha É uma medida boa, porque obriga os alunos a não colarem, mas achei muito radical!! Sem contar que aqui a média pra passar de ano é 75. 

Acho que falei tudo que queria! 

Sobre mim agora, na quarta-feira, como disse a vocês, a professora ficou doente e não tivemos aula. Na quinta, tivemos aula normal e só também, não fiz nada o dia inteiro (como de costume aqui.. Só minhas tarefas chatas). Na sexta, como a professora já tinha combinado, tivemos metade da aula e depois pegamos ônibus pra ir pra Taipei visitar um templo. O templo que visitamos é o Long-Shan.. É muito bonito! Ontem, especialmente, porque era o aniversário do Buda. Sim, Buda também faz aniversário!! hahahah Mas a data varia entre os países e os calendários utilizados. 
O templo estava todo enfeitado com flores e havia bastante gente lendo umas folhinhas, "rezando" (ou seja lá como chamam), agradecendo.. Eu não entendo nada de budismo, mas existiram vários budas e aí as pessoas vão passando de Buda em Buda, a cada um pedem algo em especial e sempre segurando o incenso pra cima. Isso porque eles acreditam que a fumaça do incenso leva o seu desejo pro ar até que chegue até Buda e ele ouça o que você quer... Mais ou menos assim. Aí depois de fazer o pedido, você joga seu incenso numa coisa lá (realmente não sei o nome daquilo).




 Outra coisa legal que dá pra fazer é uma pergunta/desejo (outro) pra ele. Você pega o "pauzinho" que tem um número e pega também duas partezinhas vermelhas ali do lado. Depois, se apresenta pra ele (algo como: seu nome, onde você mora e o que quer) e joga as partezinhas vermelhas no chão. Se elas caírem três vezes consecutivas ao contrário, tipo, uma pra cima e outra pra baixo, você pode usar o número do pauzinho pra ver a resposta. Senão, pega outro pauzinho e repete todo o ritual.. Um pouco complicado de entender pela minha péssima explicação, mas pessoalmente não é difícil. Eu tive que fazer isso três vezes até poder usar o número do pauzinho, que deu 38. Hehe Achei bem interessante!

Vejam o vídeo que fiz do templo...


Mudando de assunto, sabem que esse templo fica numa região meio "erótica" de Taipei, com muitos sex shops e, mais: alguns restaurantes em que você pede uma comida afrodisíaca e vem uma mulher (ou homem) toda sexy te servindo e fazendo showzinhos. Deve ser uma loucura!! Quem quiser saber mais, tem uma matéria legal aqui.
Bom, acho que é tudo! Depois disso, só voltamos pra Taoyuan de trem e eu fiquei em casa. Hoje é sábado e ainda não sei o que farei no final de semana. 

Aproveitem o de vocês!!! Beijoss

Nenhum comentário: