sábado, 7 de julho de 2012

Superstições taiwanesas

Nihao, leitores! 

Hoje, quando voltei da aula, estava conversando com a minha colega de quarto, que é taiwanesa, e a gente acabou chegando ao assunto das superstições taiwanesas. Vou fazer um post rápido com umas coisinhas que me chocaram bastante a respeito.

- Eles morrem de medo de fantasmas, espíritos e afins.. De verdade! Aliás, acho que isso eu já comentei com vocês: um dia me mandaram ter cuidado com uma certa rua em Taoyuan à noite e eu perguntei por quê, já que aqui tudo é tão seguro. A explicação? Medo de fantasmas. Inclusive, mês que vem (não estou tão certa da data) é o ghost month ("mês dos fantasmas") aqui. Não sei qual é a origem dessa crença, porque a conversa não foi tão longe, mas parece que nesse período em especial eles têm ainda mais medo. Acreditam que, depois de certa hora da noite, você não deve sair de casa sozinha, nem ir a lugares escuros, e nunca, mas nunca mesmo, fazer aquele uivo que os fantasmas supostamente fazem, pois os taiwaneses acreditam que você estaria atraindo os maus espíritos. Juro que chega a ser engraçado que acreditem em tamanha bobagem!!! hahahahaha Já viram aqueles vídeos no youtube de uma pessoa que se veste de fantasma assustando outras pessoas na China? Pois é, a Danya e eu estamos planejando fazer isso também: vamos nos vestir com um lençol branco, usar umas máscaras brancas no rosto e soltar nossos uivos numa esquina escura.. hahahaha Quero só ver!

- Sobre a gravidez, eles acreditam em muuuitas coisas... Graças a Deus, não pretendo me casar, muito menos ter meu bebê aqui. Primeiro porque é muito comum dos chineses que, quando o casal se une, a mulher é quem tem de ir morar na casa do homem, com a família dele morando junto. Imaginem ter que aguentar a sogra todos os dias! Haja paciência.. E se vocês acham que a sogra brasileira é chata, a taiwanesa deve ser muito pior, que acredita em todas essas besteiras e vai ficar se metendo na sua vida e no modo de educar seus filhos. - Desculpem se já comentei isso, às vezes não lembro muito se já escrevi ou não - Gente, quero deixar bem claro que não sou preconceituosa e não estou querendo menosprezar a cultura alheia, só estou dando minha opinião. Mas voltando ao assunto, quando a mulher descobre a gravidez, parece que ela não pode anunciar que está grávida até pelo menos o terceiro ou quarto mês, já que, por alguma razão que desconheço, se acabar anunciando antes, corre o risco de sofrer um aborto.. (Oi?) Outra coisa que ela não pode fazer é mexer com agulhas, ou seja, nada de bordar pro seu filho ou dar um pontinho numa roupa sua, também não sei por quê, mas esse é outro grande risco da grávida perder o bebê. E, claro, todos nós sabemos que a mulher, quando grávida, tem cuidados especiais e não pode fazer tanto esforço assim, mas eles levam isso a sério demais e acreditam que a grávida não pode fazer praticamente nada, porque qualquer mínima coisa é motivo pra um possível aborto ou má-formação do bebê. Parece que algumas dessas superstições sobre a gravidez são envolvidas com fantasmas também. 

Bom, isso é o que eu lembro agora, mas pra quem tiver mais interesse, só colocar aí no google, que aparecem dezenas de sites contando as bizarrices em que acreditam.

Ah, sobre mim, não vou mais pra Green Island, infelizmente. Uma das meninas com quem eu ia estava ligando pra alguns hotéis e disse que não achou nenhum disponível pra data em que pretendíamos ir. Falei pra irmos pra outro lugar, então, mas acho que ela não ficou muito feliz, já que mandou eu planejar sozinha. Achei meio rude da parte dela, porque ela sabe que consegue pegar muito mais informação, já que fala chinês.. Mas tudo bem, foi isso que fiz! Final de semana que vem, então, vou pra Kenting, com a Stephany. =) Só nós duas mesmo. Já reservei hotel e tudo. 

Agora vou fazer um pouco mais de tarefa.. É, sexta-feira à noite e eu estudando, vê se pode isso! hahahaha Beijos e bom final de semana pra todo mundo! 

Um comentário:

Anônimo disse...

muitas superstições...deve ser por alguma razao, igual tinhamos no Brasil a algumas décdas atras que nao se podia tomar leite e chupar manga rsrsrs (que na verdade, era para os escravos nao tomarem o leite das vacas , algo assim rsrs)...bjs