quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Viagem a Hong Kong - Parte 1

Resolvi viajar por alguns dias com uma "amiga" a Hong Kong e, depois, Bangkok (o plano inicial incluía também Macau e algumas outras cidades praianas na Tailândia, mas acabou não rolando). Por que coloquei entre aspas? Primeiro porque ela não era muito íntima, mas era mais que conhecida. A conheci através de um amigo e saímos juntas algumas vezes, mas era só isso também. Como eu não queria viajar sozinha e ela estava organizando essa viagem e me convidou, achei interessante e aceitei. 

Nosso vôo saíria no sábado (18) às 07h50 da manhã. "Saíria" porque não saiu. Quer dizer, o vôo saiu, a gente é que não. Por ser um vôo internacional, supostamente você tem que estar lá 2h antes e é o que qualquer pessoa sensata faria, pra não arriscar a perder o vôo, certo? Certo, qualquer pessoa sensata. Demora 1h de Taipei ao aeroporto, que fica em Taoyuan, a cidade em que eu morava antes. Somando, já teria que sair às 4h50. Como o taxista conhecido do hostel, que faz um precinho bacana pra gente (metade do preço!) disse que só poderia ser meia hora antes, e não tinha ônibus nem nada por ser madrugada, aceitei sair de Taipei às 4h20, afinal, melhor chegar mais cedo do que atrasada. 

Ok, cheguei ao aeroporto às 5h20 e fiquei esperando a Kelly e os amigos dela (ela chamou uns amigos que eu não conhecia pra viagem também). Tínhamos combinamos de nos encontrar às 6h. Fui comer, dei uma volta no aeroporto, chegou a hora combinada e nada dela aparecer! Mandei mensagem, liguei, liguei, liguei e na-da. Imaginem a minha preocupação! Dá 7h e ninguém aparece! Eu já estava na fila do check-in fazia um tempinho, só não entrei antes porque estava esperando essas pessoas. Sabem que horas eles resolveram chegar? Às 7h20. Bêbados. Furando fila pra chegar até mim (odeio esse negócio de furar fila, se eu fosse o cara de trás teria brigado hahaha). Já fiquei com uma raiva só.. Ela chegou até a cair no chão e dava pra sentir o cheiro do álcool! Gente, não tenho nada contra quem bebe, nada mesmo, eu bebo. Mas chegar bêbada e atrasadíssima no aeroporto, sem levar em consideração quem está esperando por você? Ah, dai-me paciência, né.. Não consegue ficar com a bunda em casa nem no dia em que vai viajar! 

Pra nossa sorte, a empresa fez uma bela bosta e vendeu mais passagens do que deveria. Resultado: Tinha muita gente sem assento no avião e nós, por "estarmos atrasados" (apesar de eu ter chegado cedo), estávamos incluídos nesse pessoal azarado. Os que chegaram mais cedo, obviamente, pegaram os lugares. Como a culpa de terem vendido demais era da empresa, eles tinham que nos arranjar outro vôo. O problema é que o vôo deles sairia só às 14h30. Imaginem a minha cara! Não durmo de madrugada, faço tudo certinho pra chegar na hora, pra no final acabar "perdendo" o vôo por causa de pessoas irresponsáveis. Não preciso nem dizer que eles nem pediram desculpa, né? A viagem começou uma beleza mesmo! Pelo menos nos deram um vale-alimentação. kkk Pra minha alegria, apareceu um vôo às 12h30 e conseguiram nos encaixar (fiquei na classe executiva ainda, hein!). 

Mas, nesse meio tempo, a idiota aqui se lembrou de que esqueceu um detalhe importantíssimo pra entrar na Tailândia: brasileiros não precisam de visto, mas precisam de um certificado internacional de saúde, comprovando que têm a vacina de Febre Amarela. #ficadica Apesar de não precisar disso pra Taiwan (precisei de outras vacinas), fiz tudo isso antes de viajar, pois sabia que seria importante. A sorte é que eu tinha tempo pra dar um jeito de pegar isso. Liguei pra os meus amigos lindinhos do hostel e pedi pra que dessem um jeito, se alguém não poderia levar pra mim e indiquei o lugar onde deveria estar. Sou mais idiota ainda, porque indiquei o lugar errado. A coincidência foi que, no mesmo lugar, tinha outro certificado de uma vacina que me fizeram tomar em Taiwan, mas que não teria nenhuma validade pra a ocasião. A Sasha encontrou isso e, com razão, achou que fosse o que eu precisava. Acordou o Toni e fez o cara ir até o aeroporto levar pra mim. ahahahah Que maldade fazer isso! :( Pois bem, ele foi lá, levou e imaginem a minha cara quando vejo que era o papelzinho errado. Aiii, como sou besta! Mas nem falei nada, né? O Toni ia se matar! hahaha Fingi que estava tudo certo e paguei o dinheiro do táxi dele, que era o mínimo que podia fazer. Aí entrei na internet e pesquisei sobre isso, o que aconteceria se não tivesse a vacina, e aparentemente eu teria que tomar de novo no aeroporto, assim que chegasse. Nem sei se isso faz mal ou não, mas não teria como provar pra eles que já tomei antes a vacina, então, era a única solução.

Poltronas confortáveis!
Fazendo o check-in (finalmente!) pra o nosso vôo às 12h30, ainda acabamos descolando uma graninha da empresa, que teríamos que pedir no aeroporto de HK assim que chegássemos. Isso porque, não fosse o fato dos meninos (Kelly, Zac e Justin) terem meia culpa nisso, a empresa fez uma bela de uma sacanagem, né? Nada mais justo do que nos ressarcir com algo. 

Nossa, só escrevi a parte do aeroporto e já está enorme! Vou tentar ser mais breve. É porque tem coisas que não dá pra omitir mesmo. 

Chegando em HK, deu tudo certo no vôo, pegamos nosso dinheiro e fizemos um cartão de transporte da cidade pra usar ônibus e metrô. De lá, pegamos um ônibus até nosso hotel, que demorava cerca de 1h. Eu estava morrendo de cansaço e dormi metade do caminho (eles dormiram o caminho todo, aliás, a viagem toda!!! Vocês vão entender depois). Quando acordei, fiquei vendo a cidade.. Hong Kong é demais! Eles não concordaram, mas achei bem diferente de Taipei. Tá, tem bastante coisa parecida, mas achei a cidade (país pra quem é de Hong Kong, cidade-estado pra China) bem mais moderna. É cheia de prédios moderníssimos e tudo está em construção, querem preencher qualquer espacinho que ainda existe. Apesar de Taipei também ter várias marcas conhecidas, em Hong Kong tem mais ainda e você as vê a todo o tempo. É linda! 

 

E você vê estrangeiros o tempo todo... Bom, em Taipei também (em menos número) e em Bangkok se vê bastante, mas em Hong Kong é impressionante a quantidade de gringo! Indianos, árabes e chineses (que vocês achariam serem de Hong Kong, mas que na verdade são da China) aos montes!!! É um lugar muito internacional. O idioma deles é chinês cantonês e inglês, muitos também falam chinês mandarim (que é o mais falado e o que estou aprendendo).  

Enfim, chegamos ao hotel, tomamos banho e essas coisas, e à noite saímos pra jantar num restaurante ali perto. Parece que era comida típica de HK (desculpa, mas pra mim comida chinesa é sempre igual). Era gostosa!! 


Quando voltamos ao hotel, eu estava bem cansada e queria dormir logo pra poder acordar cedo no dia seguinte e aproveitar ao máximo. Mas os outros três resolveram ir pra alguma balada/bar. Tá, eu juro que não sou chata, mas às vezes tenho um espírito de velha e não acho que todo dia seja dia de balada, por incrível que pareça. Se bem que, se eu saísse, conseguiria acordar cedo mesmo assim, diferente dos outros. Eles foram e, no outro dia, já eram 11h da manhã e ninguém queria levantar! Eu estava acordada desde as 9h porque achei que tínhamos lugares pra visitar, mas eles não estavam nem preocupados. Quando finalmente acordaram depois de eu encher muito o saco, saímos pra almoçar com um amigo da Kelly de Hong Kong, que nos levou pra passear nos dias em que ficamos lá. Um restaurante legal, mas lotado de gente, como tudo parecer ser em Hong Kong. Também preciso comentar sobre os preços: se forem pra lá, preparem o bolso porque tudo é bem mais caro (principalmente se os preços forem comparados a Taipei). De verdade! 

Minha mania de tirar foto de comida...
Detalhe do almoço: servem água quente. hahahaha Muito comum na China e até em Taiwan, mas em Taiwan a água normalmente é trocada por chá quente. Até me acostumei com o chazinho (apesar do calor), mas água quente não gosto mesmo. Pedi uma bebida pra mim, o que despertou certa curiosidade nos asiáticos, mesmo a Kelly e o Justin terem passado metade da vida nos Estados Unidos. 

Depois disso, pegamos um trem e fomos conhecer o Pico de Vitória (Victoria Peak) e museu de cera que tem lá em cima (Madame Tussauds). Você sobe com um trenzinho e tem uma vista muito bonita da cidade. Vale a pena fazer o passeio! Também dá pra ir à noite.


As típicas poses toscas hahahaa

Ok, eu juro que não queria fazer isso, mas vou ter que interromper o relato pra almoçar! Posto a continuação mais tarde aqui no blog. Sorry!

4 comentários:

kahena disse...

esperando a continuação.. iihiihi

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernando disse...

Interessante!! Pensando em dar um pulo em TW. :D

Talita disse...

Taiwan é massa! Vá pra lá, sim. Vale a pena.