Aqui o sol acabou de nascer e já acordei. Sabem por quê? Porque está calor demais! Parece Foz do Iguaçu na época de fim/começo de ano: insuportável! E não ligam o ar-condicionado o dia inteiro aqui no hostel. Eles acham que é mais importante deixar o ar ligado de manhã/à tarde, quando todo mundo está trabalhando e estudando do que à noite.. Af, Senhor, estou comendo o pão que o diabo amassou nesse verão aqui. hahahahaha Só de pensar que vou voltar pra Foz no verão...
Mas já que acordei, vim postar algo aqui. Nem me lembro muito das coisas que fiz, aliás, eu sempre digo que não lembro e escrevo um livro, imagina se eu lembrasse de tudo, né? hehehe
Aquele final de semana passado (retrasado pra mim, na verdade, porque aqui já é segunda).. Ah, lembrei! Na sexta, depois da minha aula, fui participar de um projeto artístico de um francês que mora aqui em Taipei. Demorou quase 2 horas só pra terminar de pintar. Mas o resultado ficou bem bacana: ele desenhou uma máscara no meu rosto, inspirado por Picasso. O cara manda muito bem!! Ele tem mais vários trabalhos, quem quiser dar uma olhada, entrem aqui (e curtam a página dele também).
Voltei pra casa na sexta e não fiz nada acho. No dia seguinte, sábado, descobri que tem um rio que cruza a cidade toda aqui a 10 minutinhos de casa. E melhor: tem vários lugares pra alugar bicicleta aqui. Aí combinei com alguns amigos do hostel de irmos à tarde lá e andamos por 1 hora (porque a loja já ia fechar e não tivemos mais tempo). É muito bonito! Eu amo Taipei, mas tenho que dizer que não é lá uma cidade muito verde (pelo menos, na maior parte do tempo, você só vê prédios altos). E nesse rio, é uma delícia. Eles construíram um parque às margens dele e, em alguns pontos, você vê famílias brincando, amigos jogando um esporte, criancinhas com os pais andando de bicicleta, atletas treinando... Um ambiente muito legal!
O problema é que na volta, olhei pra Sasha e falei: olha que lindo o pôr do sol! Aí ela olhou pra trás e caiu, coitada. hahahahaha Ralou todo o cotovelo, ela até chorou. Fiquei meio culpada. Aí, na volta, passamos pelo night market, que também é a 5 minutos daqui, entre o rio e o hostel, e compramos umas coisinhas de comer: o bom é que não precisa nem comer porcaria, porque também tem um monte de barraquinha vendendo fruta e suco natural. Achei vários florais também pra vender, não sei como explicar isso. Quem não souber, coloca aí no google "florais de bach". E também achei umas pessoas contando o futuro.. Uma por meio de um pássaro e outra por meio de tarô, é bem comum aqui. No outro dia, fiz minhas tarefas, estudei e só. Segunda eu tinha prova de novo e tinha que melhorar, sim ou sim. E o fiz! Era prova escrita: na frente, escrever pin yin e tons (pin yin é tranquilo, mas nunca consigo lembrar os tons) e, na parte de trás, é ditado e tem que escrever em ideograma, sem olhar na parte da frente da prova. Ai, que tristeza! Sempre vou muito mal. Mas dessa vez, até que me saí bem. Na frente, 100, atrás, 81. Not bad. Nesse dia, fui me encontrar com uma amiga minha pra fechar os detalhes sobre a viagem pra Hong Kong, Macau (na China) e Bangkok e cidades vizinhas (na Tailândia), mas acabamos nem resolvendo tudo. Ainda temos umas coisinhas a decidir. Enfim, a viagem vai sair na metade de agosto. Vamos comprar a passagem hoje ou amanhã. Estou muito ansiosa! Acho que vai ser muito legal!!!
Na terça-feira, além da minha aula pela manhã, estudei mais quase 7 horas à noite, porque na quarta tive uma prova tensa: 6 páginas e mais a parte oral. E olhem que essa nem é a prova final, hein! Mas como estudei bastante, tirei 83. Errei uns detalhezinhos por falta de atenção e outros que achei que estava certa mesmo. E ela passou outra provinha pra fazer em casa, na qual tirei 100. Oba! O bom é quando o esforço vale a pena. Estou tentando muito memorizar esses caracteres, os tons, tudo, mas não é mole, gente, ainda mais agora que já aprendemos cerca de 400 caracteres.
No meio da semana, fui andar de bicicleta com a Danya alguns dias também, mas a lojinha de alugar bicicleta do rio só abre aos finais de semana, e o outro lugar que achamos é meio caro, então já decidi que vou providenciar minha própria bicicleta aqui, que vai compensar. Porque eu detesto academia, mas andar de bike eu faço sem esforço..
Bom, até chegar na sexta, só estudei. E aí as meninas do hostel decidiram e eu decidimos sair sexta, pra dar uma relaxada. Fomos pra Mi Casa e foi muito bom! Dançamos muito. E a Danya ficou bêbada e ficava falando "quando fico bêbada, meu chinês é melhor!". hahahahha Mas, olha, é verdade isso. Você se solta mais e tal, só não vale ficar muito bêbada, que aí já fica retardada. As fotos ainda não peguei. No sábado, não estava a fim de sair, já que já tinha saído na sexta, mas o Henry me ligou e disse que conheceu uns brasileiros e que eles queriam conhecer a cidade e que eu devia ir junto. Ai, ai, tive que ir, né? Fomos pra um bar muito legal de Taipei e nem precisei pagar, porque os caras pagaram pra todo o grupo de amigos do Henry. Vieram aqui a trabalho e estão adorando a cidade! Depois posto fotos desse dia também.
Ontem, domingo, fomos pedalar de novo, mas fomos ainda mais longe: quase no final do rio, pedalando ao total por 2 horas e meia. Ok, dessa vez eu cansei. hahahaha Estávamos bem cansados, e decidimos ir fazer massagem à noite, já que aqui é baratinho. Tomamos banho, comemos algo e fomos todos fazer meia horinha de massagem. Ai, que delícia!!! E é só! Dormi cedo porque estava cansada..
Hoje é segunda e daqui a pouco vou pra aula. Depois do dia 8 de agosto, tenho três semanas de férias (Aleluia, Senhor!!!) e vai ser muito bom.. Mas, apesar de eu praticar chinês aqui o tempo todo, decidi que tenho que dar uma olhada no livro sempre, porque senão vou esquecer como escrever tudo e vou piorar mais ainda. hahaha Enfim, é isso por hoje.
Beijos pra vocês e ânimo nessa segunda!!! Eu acho que vou dormir mais uns minutinhos aqui, antes de levantar e me arrumar.
Essa semana não tenho tido muito tempo, pra variar, porque tive uma apresentação pra fazer, provas, tarefas acumuladas, já que viajei no final de semana... Tudo isso não me deixou postar aqui antes. Mas agora o final de semana está chegando de novo pra minha alegria e vou ter um tempinho livre (não muito, porque provavelmente a professora vai me encher de tarefa e também porque tenho prova na segunda). Vou atualizar vocês dos últimos acontecimentos! Posso dizer que minha semana até que foi agitadinha, talvez seja pelo fato de que a Stephany estava aqui.
Não consigo me lembrar o que fiz terça-feira passada, mas acho que só tarefa mesmo. Quarta, a Stephany veio pra cá (ela estava em Taoyuan antes). Quando eu estava indo pra aula logo cedo, andando de metrô, dei de cara com minha ex-colega de quarto do hostel e ela veio falar comigo, perguntando o que eu faria na quinta, porque ela tinha um convite a me fazer. Me disse que era um programa de TV e que eram duplas de taiwaneses e estrangeiros respondendo a algumas perguntas e jogos. Se passássemos todas as fases, ganharíamos um dinheirinho. Eu estaria superocupada na quinta (e fiquei mais ainda depois), mas não podia recusar essa experiência. hahaahah
Fui pra aula e tudo, voltei. À tarde, ela me ligou dizendo que o produtor queria conversar comigo sobre o que iríamos fazer. Fui lá e ele acabou mudando de ideia sobre o programa: agora eu teria que provar umas comidas estranhas de Taiwan (pra eles, típicas), isso porque o tema do programa era sobre a matéria que a CNN fez, dizendo que o "ovo secular" (ou ovo podre, popularmente) é a comida mais nojenta do mundo. Aí ficou combinado isso, teria que provar as comidas e dizer em chinês o que eu acho, se gosto ou não etc. Mas agora ele não queria só uma estrangeira, queria uns 5, 6.. Como moro num hostel, é bem conveniente: chamei a Danya e o Roger, do Canadá, e o Henry, da Coreia. A Yalin, a mulher que me convidou, chamou dois amigos dela dos Estados Unidos. À noite, então, ela nos levou pra provar todas as comidas, digamos assim, "diferentes" daqui, pra gente não vomitar nem nada no outro dia. hahahah Meu Deus, que péssimo! Vou colocar as fotos do que provei (alguns esqueci de tirar foto).
Ovo secular
"Se você pensar que o ovo é um aborto de galinha, a coisa fica nojenta.
Mas espere, nada é tão nojento que não possa ficar bem pior. Pois
imagine só pegar um ovo de ganso, pato ou galinha, fertilizado, esperar o
embrião começar a se desenvolver e então enterrar aquele troço na
terra, até que ele apodreça, e só tirar a coisa nauseabunda dali após
cerca de dois a seis meses, e em seguida comer. A coisa que vai resultar
é uma iguaria fina, disputada com fervor pelos coreanos, chineses e
consumido até no Japão. Ao abrir a casca, você se inebriará com o
perfume do peido de Lúcifer. Será amônia pura, que se espalhará por sua
casa. E então você vai sorver aquela coisa escura, cremosa, com
consistência de catarro." (Fonte)
HAHAHA Bela descrição do ovo secular. Não posso discordar muito, realmente é bem nojento e tem um cheirinho não muito agradável. Mas, em defesa do mesmo, devo dizer que não tem um gosto tãããão ruim assim. Não é gostoso, mas também não é horrível. O problema é a consistência daquela gosma na boca.. Putz, foda.
Me abriu o apetite!
Na foto acima: sangue de porco (com arroz no meio), intestino de porco, pele de porco, sangue de porco com amendoim ao redor, sangue de pato, ovo secular.
Tofu fedido não podia faltar, claro!
E ainda um docinho de feijão, que achei horrível, não consegui nem mastigar muito.. Mas a Danya jura que achou muito bom! É que aqui feijão é doce, diferentemente do Brasil, e eles adoram fazer uns pães com recheio de feijão e coisas do tipo.
Ok, sobre o doce de feijão e o ovo secular já falei, agora vamos aos outros:
- Sangue de porco (sem amendoim): nojento (aliás, nem vou mais falar isso, porque todas as comidas que coloquei aqui são bem nojentas, a olhos humanos. hahaha), mas acreditem, não é lá tão ruim assim. O que tem amendoim eu não gostei mesmo!!!
- Intestino e pele de porco: detestáveis! Nossa, muito ruim. Quando você põe aquilo na boca, ui..
- Sangue de pato: comi o "puro".. Não sei o que fazem pra ficar daquela forma, mas aquele não tinha nem arroz, nem amendoim, era só uma coisa gosmenta mesmo. É, aquilo foi difícil de comer também.
- Espetinho de um ovo muito suspeito: muito bom! Gosto normal.
E agora, vou falar do tofu fedido.
Que é muito fedido, vocês já sabem, mas tem muita gente (estrangeiros mesmo) que adoram e comem sempre, dizem que o cheiro é ruim, mas o gosto é muito bom. Minha opinião: o gosto é tão horrível quanto o cheiro. Odiei mesmo!!! E considerando que é fedido pra caramba e que você pode sentir a, pelo menos, 1 quadra do lugar que está vendendo, nunca mais vou comer mesmo.
Conclusão: sou nojenta com comida, admito, não gostei da maioria das comidas estranhas e tradicionais daqui. Pra saber um pouquinho mais das comidas daqui, achei um post bem interessante aqui. Mas assim, tudo é opinião! Se você tiver oportunidade de provar, é legal provar, sim, pra conhecer mais as culturas e saber o que você pode estar perdendo. Gostar já são outros quinhentos. Provei e não gostei (me refiro a essas comidas do post, mas tem várias daqui que eu adoro!). Bom, de qualquer maneira, não acreditem muito no que eu penso... Não gosto de chocolate. hahahaha
Voltando ao assunto, provamos todas as comidas na quarta à noite e, depois, fomos Stephany, Sasha, Danya e eu pra Luxy, também por ser despedida da Vivi, da Alemanha. Foi legal, mas não ficamos até muito tarde porque tínhamos que estudar (trabalhar, no caso da Sasha) no dia seguinte.
Da esquerda pra direita: Danya, eu, Stephany e Sasha.
Na quinta, fui pra aula e tive que sair um pouco mais cedo, no entanto, porque fui participar do programar de televisão. Cheguei lá e me encontrei com os outros estrangeiros, tivemos que esperar um tempo, porque ainda estavam arrumando outras coisas lá no cenário e, logo, fomos pra plateia. É bem engraçado, porque, como nunca tinha participado da gravação de um programa antes, foi tudo bem novo: por exemplo, quando o pessoal do programa faz sinal pra plateia aplaudir. hahahaah A maioria das coisas não deu pra entender, porque eles falam incrivelmente rápido, mas todo mundo estava rindo, era meio de piadinha assim (ou não, né).
Esperamos até a metade do programa, quando a Yalin entrou pra jogar e responder ao questionário, agora sem nenhum estrangeiro. Aí ela disse com quem veio e o apresentador falou com a gente, perguntamos de onde éramos e de qual comida tínhamos medo de provar (provavelmente era sobre isso que estavam conversando). Durante um dos intervalos, o produtor veio e disse que mudou de ideia de novo e que agora, não teríamos que provar nenhuma comida taiwanesa, mas apenas um porco assado, daqueles normais, que tem no Brasil.
Quando foi a hora, entrou um chef com o porco e o apresentador disse que queria chamar os "amigos" dele estrangeiros pra provar. Fomos lá no meio, provamos o porco, que, por sinal, estava muito gostoso e ficamos um pouco lá, falando nada de mais. Depois disso, acabou a gravação e voltamos pra casa. Foi bem demorado, durou das 13h às 18h tudo, mas foi uma experiência muito engraçada!! O programa vai ao ar no final de julho e vou ver como vou fazer pra gravar pra vocês verem. Ah, e tiramos foto com alguns artistas taiwaneses. haahaha
Nós e uma cantora taiwanesa. Atrás, o estúdio.
Na quinta à noite, depois do programa, voltei pra casa e só terminei tudo que tinha pra fazer, porque na sexta iria viajar pra Kenting. No dia seguinte, fui pra aula e, quando voltei, Danya, Stephany e eu almoçamos rapidinho, porque sairíamos daqui de Taipei às 15h. Fomos correndo pro banco, trocar o dinheiro da Stephany, e logo pegar o trem. Resolvemos ir de trem de alta velocidade, que é um pouquinho mais caro, mas beeem mais rápido (se bem que o preço, comparado aos preços do Brasil, é baratíssimo). Pra vocês terem noção, de trem normal demoram umas 7 horas de Taipei a Kaohsiung, e no de alta velocidade, apenas 1h30. O trem é muito legal, bem espaçoso e confortável e parece um avião, tudo bem limpinho também. O problema é que a última parada de trem é na cidade de Kaohsiung e, logo, você tem que pegar mais um ônibus de 2 horas até Kenting. Foi o que fizemos! Mas a van do hotel é que foi nos buscar, foi mais barato e mais conveniente.
Às 19h aproximadamente, estávamos chegando em Kenting. A cidade é bem pequena, mas uma gracinha. Não vou mentir, comparada com os lugares a que visitei nas Filipinas, Kenting fica "no chinelo", as ilhas Filipinas são muito mais lindas! Mas Kenting é legal também e tem uma das praias mais bonitas de Taiwan. Quando chegamos, fomos direto ao hotel, que era uma fofura! E barato ainda. Todo temático, tinha um arzinho de mediterrâneo e ficamos bem à vontade. Nessa noite de sexta, fomos jantar e andar pela rua principal (que é uma das únicas ruas e também um Night Market). Comemos num restaurante mexicano maravilhoso!!! Tocava só música latinas, inclusive músicas brasileiras. Depois disso, voltamos pro hotel pra pegar a Sasha, que tinha acabado de chegar. Por que ela não veio antes junto com a gente? Porque teve que trabalhar até tarde e ela também ficou só aquela noite com a gente, porque depois ia visitar os pais em Kaohsiung. Enfim, juntas fomos pra um barzinho lá da rua principal só aproveitar a noite e tal.. Quando, de repente, uma "mulher" (a dançarina no lugar) começa a fazer striptease no meio do lugar. Mas não era um striptease real assim, não que eu já tenha visto um real, mas o que eu quero dizer é que ela não fica totalmente pelada, nem nada. Só faz dancinha sensual e fica de calcinha e sutiã. O mais engraçado de tudo isso, no entanto, é que elas não são mulheres! São travestis (ou sei lá o que se chama quando a pessoa muda de sexo) da Tailândia. hahahahaha Gente, se eu fosse um homem, seria enganada facilmente. Algumas tinham cara de homem, corpo, tudo, claro, mas outros eram realmente muito femininos, até o rosto.. E depois do showzinho delas (ou devo dizer "eles?" Estou ficando confusa hahah), elas chamaram uns homens taiwaneses e começaram a tentar tirar a roupa deles. Foi muito engraçado!!! hahahaha (Mãe, se estiver lendo isso, não imagine que estou frequentando lugares inapropriados, nem nada. Acredite, era um lugar aberto, e totalmente sossegado. hahaha Um dos principais de Kenting!). Bom, depois disso, dava pra ir pro andar de cima e tinha uma pequena balada. Ficamos lá um pouco só e depois ficamos andando pela praia, que, por sinal, era logo em frente ao hotel. Essa foi nossa noite de sexta: muito boa! Fizemos até uma tatuagem de henna pra "simbolizar" a nossa viagem.
No sábado, acordamos cedo e compramos um pacote de algumas atividades numa praia. As pessoas foram nos buscar no hotel e nos levaram ao lugar.. Ficamos olhando os peixinhos dentro do mar e depois ficamos só fazendo aqueles "banana boat" da vida, muito bom. Quando terminamos de fazer tudo nessa praia, fomos pra outra praia mais bonita, não muito longe dali. Bem bonita a praia! As pessoas ficavam olhando pra gente, surpresas e tal.. hahaha Mas tudo bem, só ficamos nos fingindo de celebridades. Almoçamos por lá mesmo. Mais tarde, voltamos pro hotel, tomamos banho, nos arrumamos e tal e fomos andar mais pela cidade.. Olhamos todas as lojinhas fofas, praticamos nosso chinês com todo mundo e rimos muito! Foi um final de semana muito bom. Mais tarde, a Sasha voltou pra Kaohsiung pra ficar mais com os pais delas e a gente só ficou passeando mesmo.
No domingo, acordamos, fomos tomar café e, pra nossa tristeza, estava chovendo. :( Mas tudo bem, a gente logo, logo teria que voltar pra casa mesmo. Arrumamos nossas coisas e pegamos um ônibus pra Kaohsiung. De lá, pegamos um trem (dessa vez, o lento) e só chegamos aqui em Taipei à noite. Foi um pouco cansativo, claro, mas tranquilo.. Apesar de não ser o trem mais caro, é bem confortável também. A viagem foi muito legal mesmo! Muito curta só, mas ri bastante e pratiquei meu chinês com todo mundo, desde a recepcionista do hotel e o "tatuador" ao garçom e a mulher que sentou do meu lado no trem.
Dormi cansadinha e, na segunda, tive aula de novo. Não tive tempo nenhum pra fazer minhas tarefas, por isso segunda e terça foram dias bem puxados, porque tive que fazer muitas coisas! Terça tive minha apresentação de chinês sobre o Brasil. A professora pediu um mínimo de 400 caracteres chineses e um mínimo de 10 minutos falando. Como o texto era grande e não consigo falar tão rápido, demorei 20 minutos.. Mas espero que isso conte, o fato de ter falado mais, né?! Erro às vezes, mas acho que foi uma boa apresentação. Fiquei orgulhosa!
Gravei minha apresentação e coloquei legendas. Sim, é muito empenho, mas queria que vocês entendessem o que eu falo. Espero que gostem, mas duvido que alguém, fora minha mãe, assista até o final. Se bem que, né.. Se vocês chegaram até esse ponto do post.. hahaha
Na terça à noite, fui jantar com a Stephany aqui pertinho de casa porque era a última noite dela, antes de ir pra Hong Kong. Depois de jantarmos, fomos no rio a 10 minutos daqui e estouramos uns fogos que compramos em Kenting. hahaha Mãe, eu ainda amo aquelas bombinhas, estrelinhas e os fogos de ano-novo! :) Na madrugada de terça pra quarta, ela foi embora.
Tive uma prova hoje e parece que só ficando pior, apesar do meu chinês estar razoável. Por quê? Porque embora eu consiga falar, não consigo memorizar nada!!! Fui muito mal na prova de hoje e minha nota está baixa.. Eu sei que é normal ter dificuldade, mas não gosto de não lembrar como se escreve e muito menos de ter nota baixa. Semana que vem vamos ter mais 3 provas (merda) e, como minhas aulas acabam dia 9 de agosto, que logo chega, prevejo mais provas e mais uma apresentação em power point. Ai, ai... Estou muito preocupada! Quero conseguir passar com uma nota boa.
Novidade: Quase tudo certo pra eu ir pra Tailândia no final de agosto, já que vou estar de férias. Quando tive rmais detalhes, conto pra vocês.
É isso! Esse deve ter sido um dos posts mais longos do blog.. hahahah Mas sei lá, tenho que contar tudo, né?! Beijos,beijos..
Aqui está tudo bem.. Espero que tenham percebido, agora estou tentando postar com mais frequência, hehe. E espero que tenham percebido também a nova "cara" do blog, eu que fiz tudo, gente! haahaha Ficou fofo, né? Créditos à linda da Kahena também, minha amiga, que fez o primeiro layout pra mim (L).
Esse mês tem sido um mês legal em muitos sentidos, mas também um mês em que meu coração tem ficado apertadinho por ter que me despedir de pessoas tão queridas: Esses meus amigos, os quais conheci através do Henry, todos eram intercâmbistas que vieram pra estudar chinês também, mas vieram ano passado, então agora, na metade do ano, todos estão voltando pra casa. Primeiro, foi a Noelle, semana passada.. E essa semana, a Vivi e a Lilly. As três que sempre foram uns amores comigo, desde a primeira vez em que nos conhecemos, me enturmaram e me chamaram pra tudo. Mesmo que nós tenhamos tido tão pouco tempo juntas, vou sentir saudade delas! Ainda bem que a Wennie e a CJ ainda vão ficar aqui por bastante tempo..
Como as meninas estão na última semana delas (uma vai embora terça de manhã e a outra, quinta de manhã), fomos jantar e tudo pra nos despedirmos. Quinta, fui jantar com a Vivi, o Jon e o irmão dele lá em Gongguan. Era um restaurante bem bonitinho, estilo mediterrâneo. Nós pedimos frango, então ganhamos uma luva cada um pra comê-lo. ahahahaha Superengraçado!!
Antes de "atacar"!! Ache um erro na foto. hahahaha
Depois.. Não sobrou pra ninguém!!
Vivi lindaaaa.. :(
Bom, quinta fiz isso. Depois de jantar, já voltei pra casa. Na sexta, minha gente, só fiquei fazendo tarefa em casa.. É, não está fácil pra ninguém! Fiquei copiando aquelas malditas cópias da correção da prova. No sábado à noite, fizemos uma festa mexicana no hostel.. Festa no hostel é bom porque é supersossegado: roupa simples, não faz muito barulho normalmente, e você tem o conforto de poder ir dormir a hora que quiser (por incrível que pareça, tenho um pouco de "velha" em mim). E se quiser, ainda pode chamar amigos que não moram no hostel. Aí foi bem divertido.. Fizemos um joguinho depois.
Indispensável!! Aqui é bem mais barata que no Brasil oO
Sasha e Danya, fofinhas com quem moro.
Ah, mudando de assunto, a Danya disse que também queria ir viajar comigo e também vai :) E como a Sasha vai visitar a família dela, que mora lá perto, talvez dê uma passada por lá. Vamos sair daqui sexta, às 15h e pegar o trem de alta velocidade e, depois, um ônibus. O horário previsto pra chegar em Kenting é 19h. A Heidi não vai, aliás, ela mudou de hostel.. Longa história, como eu comentei com vocês, rolam uns babados aqui e a Heidi preferiu sair.
Continuando, no domingo, depois de assistir à luta justíssima do UFC, fui pro KTV (karaokê) com a Vivi e com a Lilly: esse KTV é diferente porque tem muito mais música em inglês, e ainda em outros idiomas, o que me possibilitou cantar. hahahaha Eu sou péssima nisso, mas é muito legal ficar cantando.. A gente sempre ri muito! À noite, voltei pra casa e fiz mais tarefa. Vida de estudante não é fácil!
(L)
Hoje cedo, fui pra aula, como de costume. Quando voltei, fiz meus deveres diários. À noite, a Lilly já tinha combinado que ia rolar um jantar de despedida, então fomos todos pra o Din Taifung, que é um restaurante de comida chinesa que todo mundo que vem pra cá deve visitar. Já foi considerado um dos melhores do mundo, segundo a New York Times. A comida é boa e o preço não é nada mal. Essa foi minha última noite com a Lilly.. Com a Vivi, não tenho certeza, porque ela vai embora quinta e ainda tem que arrumar muitas coisas, então não sei se vou vê-la de novo. Mas tudo bem, não quero mais pensar em distância e em saudade, que isso já tenho muito todo dia!!! Melhor eu pensar que agora tenho uma casa de portas abertas pra mim na França, na Noruega e na Alemanha. :)
Dumplings!
Tem até um "modo de comer".
Todos muito queridos!
Eu e minha paixão por crianças.. hehe <3
Lilly amada..
E de novo a Vivi. :)
Taiwan tem me ensinado o valor da amizade: as antigas duram (e penso em vocês, meus amigos, a todo o tempo), mas também tenho que aprender a fazer novos amigos, o problema é quando eles têm que ir embora.. Mas a tecnologia está aí pra ajudar a humanidade: Viva o Facebook e o Skype!
Vou tentar aparecer aqui antes de viajar, mas não sei se vai dar, já que tenho que fazer uma apresentação em chinês e vai tomar o meu tempo nos próximos dias. De qualquer maneira, é isso.
Hoje, quando voltei da aula, estava conversando com a minha colega de quarto, que é taiwanesa, e a gente acabou chegando ao assunto das superstições taiwanesas. Vou fazer um post rápido com umas coisinhas que me chocaram bastante a respeito.
- Eles morrem de medo de fantasmas, espíritos e afins.. De verdade! Aliás, acho que isso eu já comentei com vocês: um dia me mandaram ter cuidado com uma certa rua em Taoyuan à noite e eu perguntei por quê, já que aqui tudo é tão seguro. A explicação? Medo de fantasmas. Inclusive, mês que vem (não estou tão certa da data) é o ghost month ("mês dos fantasmas") aqui. Não sei qual é a origem dessa crença, porque a conversa não foi tão longe, mas parece que nesse período em especial eles têm ainda mais medo. Acreditam que, depois de certa hora da noite, você não deve sair de casa sozinha, nem ir a lugares escuros, e nunca, mas nunca mesmo, fazer aquele uivo que os fantasmas supostamente fazem, pois os taiwaneses acreditam que você estaria atraindo os maus espíritos. Juro que chega a ser engraçado que acreditem em tamanha bobagem!!! hahahahaha Já viram aqueles vídeos no youtube de uma pessoa que se veste de fantasma assustando outras pessoas na China? Pois é, a Danya e eu estamos planejando fazer isso também: vamos nos vestir com um lençol branco, usar umas máscaras brancas no rosto e soltar nossos uivos numa esquina escura.. hahahaha Quero só ver!
- Sobre a gravidez, eles acreditam em muuuitas coisas... Graças a Deus, não pretendo me casar, muito menos ter meu bebê aqui. Primeiro porque é muito comum dos chineses que, quando o casal se une, a mulher é quem tem de ir morar na casa do homem, com a família dele morando junto. Imaginem ter que aguentar a sogra todos os dias! Haja paciência.. E se vocês acham que a sogra brasileira é chata, a taiwanesa deve ser muito pior, que acredita em todas essas besteiras e vai ficar se metendo na sua vida e no modo de educar seus filhos. - Desculpem se já comentei isso, às vezes não lembro muito se já escrevi ou não - Gente, quero deixar bem claro que não sou preconceituosa e não estou querendo menosprezar a cultura alheia, só estou dando minha opinião. Mas voltando ao assunto, quando a mulher descobre a gravidez, parece que ela não pode anunciar que está grávida até pelo menos o terceiro ou quarto mês, já que, por alguma razão que desconheço, se acabar anunciando antes, corre o risco de sofrer um aborto.. (Oi?) Outra coisa que ela não pode fazer é mexer com agulhas, ou seja, nada de bordar pro seu filho ou dar um pontinho numa roupa sua, também não sei por quê, mas esse é outro grande risco da grávida perder o bebê. E, claro, todos nós sabemos que a mulher, quando grávida, tem cuidados especiais e não pode fazer tanto esforço assim, mas eles levam isso a sério demais e acreditam que a grávida não pode fazer praticamente nada, porque qualquer mínima coisa é motivo pra um possível aborto ou má-formação do bebê. Parece que algumas dessas superstições sobre a gravidez são envolvidas com fantasmas também.
Bom, isso é o que eu lembro agora, mas pra quem tiver mais interesse, só colocar aí no google, que aparecem dezenas de sites contando as bizarrices em que acreditam.
Ah, sobre mim, não vou mais pra Green Island, infelizmente. Uma das meninas com quem eu ia estava ligando pra alguns hotéis e disse que não achou nenhum disponível pra data em que pretendíamos ir. Falei pra irmos pra outro lugar, então, mas acho que ela não ficou muito feliz, já que mandou eu planejar sozinha. Achei meio rude da parte dela, porque ela sabe que consegue pegar muito mais informação, já que fala chinês.. Mas tudo bem, foi isso que fiz! Final de semana que vem, então, vou pra Kenting, com a Stephany. =) Só nós duas mesmo. Já reservei hotel e tudo.
Agora vou fazer um pouco mais de tarefa.. É, sexta-feira à noite e eu estudando, vê se pode isso! hahahaha Beijos e bom final de semana pra todo mundo!
Quinta-feira de manhã agora, um post num horário totalmente incomum, já que deveria estar na aula. Mas adivinhem só? Fui pra universidade hoje e, quando cheguei, minha professora me avisou que não teríamos aula porque a energia acabou (nem estava chovendo!!). Fiquei tããão triste (- não)! hahahaha Voltei pra casa (acho que já posso chamar o hostel de casa, né?) e prometi a mim mesma que terminaria as mil tarefas que tenho pra fazer, mas claro que não cumpri o prometido. hahahahaha
Falando em tarefa, vê se pode isso... Tirei uma nota ruinzinha na última prova que teve e a professora mandou a gente corrigir os erros e passar a limpo de novo. Ok, hoje cedo dei pra ela a prova feita novamente e ela me disse que eu tenho que fazer isso 5 (CINCO.. CIN-CO) vezes porque minha nota foi baixa. Gente, que pessoa louca! hahahaha Se tem uma coisa que Taiwan tem me explicado é por que todos os asiáticos são super espertos (nerds), de verdade. Se matam de estudar desde pequenos e fazem aula particular ainda.. Só chegam em casa à noite. Eu, hein! É bom se esforçar, ter uma rotina de estudos, e claro que traz muitos benefícios, mas dá um tempo pras crianças também, né? É muita pressão!! Deixa elas brincarem e ficarem à toa enquanto podem. Bom, aparentemente, nenhum dos pais taiwaneses pensa como eu. :P
Assustando! hahahaha
Bom, sobre o final de semana passado, no sábado, esqueci de contar.. A Sasha, a Danya (taiwanesa e canadense que moram aqui no hostel) e eu "brincamos" de dia de beleza e compramos aquelas máscaras faciais, muito comuns aqui. O povo é tão obcecado com o negócio de ficar branco, que os produtos de beleza aqui prometem clarear a pele (não, não é só clarear as manchinhas, é clarear a PELE). E elas amam isso, né? O que puderem fazer pra manter a corzinha de nada delas elas fazem: desde chapéu, óculos e guarda-chuva (quando está fazendo sol) até essas máscaras bizarras. Mas, enfim, a Sasha usou a máscara pra clarear a pele e a Danya e eu usamos uma só pra hidratar e tal. Parecíamos umas doidas andando pelo hostel assim.. hahahaha
Eu, Sasha e Danya
Ninjas que somos.
No domingo, fiquei fazendo minha tarefa chata a manhã toda e, à tarde, resolvi dar um tempo e fomos todos aqui pra uma praça em Taipei, onde estava acontecendo o Canadian Day: muitos canadenses patriotas celebrando o seu dia, comidinhas típicas e muita cerveja. A Heidi (taiwanesa) e eu, retardadas, ficamos nos fingindo de canadense. hahahahaha E olha que enganamos bem, hein!
Segunda e terça nada de especial aconteceu. Fui pra aula e nada mais. Mas só o fato de morar nesse hostel já me garante boas risadas! É cada coisa que acontece. Mais e mais turistas vão chegando, já que agora é verão, e as histórias só aumentam: outro dia, fomos a uma baladinha e teve um casal de estrangeiros que "ficou", mas estavam os dois bêbados e depois ficaram brigando e discutindo em francês e em chinês o resto da noite. Ficou o maior climão outro dia e tal, ela dizendo que não podia mais morar no hostel, pra depois de dois dias os dois já estarem conversando normalmente. hahahahaha E a taiwanesa do meu quarto agora está de casinho com o americano e não é que ele dormiu no nosso quarto outro dia (só dormiu, ok??? Acho e espero que não tenha acontecido nada a mais que isso, visto que a minha cama é do lado da dela)? Acordei outro dia, ia tomar banho e vejo ele deitado na cama da menina. Bom, pelo menos ele é educado e, quando cheguei, vi a cama dela arrumada pela primeira vez. hahahaha Olha só que fofura! Mãe, pode ficar tranquila, que as histórias não são minhas e eu estou só observando e rindo. hahahahaha
Como já faz 1 mês e meio que não viajo (viajar de verdade!), as meninas do hostel e eu vamos fazer uma viagenzinha rápida final de semana que vem (sem ser esse, o próximo). Convidei a Stephany, irmã do Leo, que está vindo pra Taipei daqui a uns dias, a ir viajar com a gente e ela vai!! :D Vamos pra Green Island, uma ilha ao sudesde de Taiwan, coisa mais linda.. Explorar a ilha toda (que é bem pequena hehe) de scooter. Estou bem ansiosa!
Ah, ontem, como era 4 de julho, dia da independência dos EUA, rolou uma festinha aqui em casa e compramos vários hambúrgueres pra comemorar. hehe Adorei!!
Hmmmm, acho que é só... Vou postar algumas fotos agora:
Comemorando o aniversário da Katie! :)
Aniversário da Gina!!!
Montagem taiwanesa do meu prof.. hahaha Nossa turma de salsa.
Eu fazendo meus lindos, deliciosos e amados pãezinhos de queijo.
Me despedindo da Noelle :((((
Montagem taiwanesa da minha prof.. Cozinhando outro dia em aula.
Um jantarzinho taiwanês com o pessoal do hostel.
Festinha de ontem..
Por hoje é só. Beijinhos, saudades de todos! Vou achar algo pra almoçar agora.